terça-feira, 12 de maio de 2015

Chacra Vishuddha e problemas da Tireóide

Na medicina indiana o chakra responsável pela tireoide é o Vishuddha, significa o purificador, responsável pela criatividade, purificação e ação. Em desequilíbrio gera doenças de ouvido, garganta, bronquite, pulmão, hiper ou hipotireoidismo e dentes, no emocional se traduz em covardia, tagarelice, gagueira, má intenção, deboche e orgulho.
Do Latim Thyreós, que significa escudo (os soldados usavam uma armadura no pescoço, sua forma lembrava uma porta), metaforicamente um escudo em forma de porta.
É uma glândula endócrina que é controlada pela hipófise, dirige o TSH, T4 e T3. O TSH é um estimulador de tireoide, T4 é a tiroxina(um pré hormônio) e o T3 ativa a tireoide.
Sua falta de função é chamada hipotireoidismo e com ela os sintomas são cansaço, unhas fracas, intestino preso, colesterol e rosto vermelho. As principais causas dos desequilíbrios da tireoide são do uso de anticoncepcionais, pressão arterial desregulada, ingestão de metais tóxicos, carência de iodo inorgânico e altos índices de cloro e flúor na água.
Hipertireoidismo- é o excesso de função da glândula. As reações são: palpitações, sudorese, tremores, peso nas pernas, insônia e cansaço.
Tireoidite de Hashimoto- é uma doença auto imune(crônica) onde ocorre a fabricação de anti-corpos contra a tireoide.
Para prevenção, desses problemas na tireoide, muitos naturalistas estão indicando iodo inorgânico para quem faz reposição de T4.
O emocional do individuo que tem problemas nessa glândula é abalado ao ponto deste passar a acreditar que é inferior, sente-se humilhado por tudo, perde o otimismo, acredita que não terá felicidade, que nunca fará o que gosta. O equilíbrio deste é ter mais positivismo, imaginar que concretiza o que deseja, tendo habilidade em viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário